Guia das plantações



O plantio:

Chegou a hora de plantar, mas para isso antes do plantio, faça a limpeza da área ou a incorporação dos restos culturais da safra anterior, seguida pela aração, gradagem e levantamento dos canteiros. Eles devem ter de 80 centímetros a 1,40 metro de largura, e de 25 a 30 centímetros de altura, montados a 30 centímetros uns dos outros.
PLANTIO- Sobre os canteiros, trace sulcos com um ou dois centímetros de profundidade e distantes 20 centímetros. A operação pode ser feita manualmente, mas é trabalhosa e pouco eficiente. Para facilitar o trabalho, use uma pequena lata com um furo de cerca de cinco milímetros de diâmetro no fundo, ou um vidro com a tampa furada. Sacuda o recipiente para as sementes caírem nos sulcos. Nas grandes áreas a semeadura é feita com plantadeiras de precisão.



Solo:

Clima:

Área Mínima:




A irrigação:


Após o plantio, regue o canteiro para iniciar o processo de germinação. Em pequenas áreas, o sistema de aspersão convencional é o mais adotado, enquanto nas grandes é o pivô central. Em geral, a primeira irrigação deve ser feita até atingir 20 centímetros de profundidade. Do plantio ao raleio, as regas são leves e rotineiras. Nas seguintes, até a colheita, faça as irrigações de acordo com o tipo do solo e condições climáticas, as Cenouras gostam de um local aberto e de um solo leve e fértil. Deve-se evitar terrenos úmidos demais e com sombra.




A colheita:


Quando as folhas mais velhas amarelam, secam e se curvam, é sinal de que as raízes começaram a amadurecer. A colheita já pode ser iniciada. Essa etapa varia de 80 a 120 dias após a semeadura. O arranquio, a separação das folhas das raízes e a coleta são feitos manualmente. Ao colher as raízes é feita a primeira seleção, com o descarte das unidades defeituosas - cenouras arroxeadas ou esverdeadas, com deformações e rachaduras - , indícios de presença de doenças ou nematóides.


topo


Victor Hugo Lima - Todos os direitos resevados